UMA GESTÃO COMPROMETIDA COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.

Desde 2014 estando a frente da organização do CILC, a gestão atual junto com todos os que fizeram parte e fazem parte desse projeto, vem transformando a escola e garantindo a entrada e a permanência dos alunos. Várias foram as mudanças desde então. Procuramos acima de tudo garantir a permanência dos alunos na escola seguindo as orientações do Currículo em Movimento da SEEDF. Para garantir uma aprendizagem de qualidade é preciso tanto fazer mudanças administrativas como pedagógicas, essas voltadas para o ensino e aprendizagem. A escola passou por transformações significativas. Apontamos algumas delas: 

REFORMAS POR TODA A ESTRUTURA DA ESCOLA: 

Abertura de várias salas durante os últimos nove anos. Foram criadas durante todo esse período de gestão os seguintes ambientes:

Criação de duas salas de Espanhol - O número de alunos inscritos em espanhol é alto e por isso era preciso otimizar o ambiente para atender essa demanda. Já no começo dessa gestão em 2014 foi-se criada uma sala e agora em 2023, foi-se adicionada mais uma sala atendendo a crescente demanda para esse curso.  Hoje contamos com 4 salas para esse idioma. 

Criação de duas salas do Inglês - Em 2015 pudemos ampliar as salas de inglês criando duas salas a mais, as salas 23 e 24. Essas salas foram criadas especialmente para o turno vespertino. 

Criação da sala de japonês - Criamos a sala 08, especifica para o curso de japonês, que anteriormente funcionava usando uma das salas do francês somente no curso noturno. 

Construção da nova biblioteca - Construímos do zero o prédio da nova biblioteca, um ambiente maior próximo a entrada da escola. Agora em 2023 aumentamos o espaço,  trocamos o teto, colocamos ar condicionado e criamos um ambiente mais arejado e aconchegante. Todos os móveis antigos e mofados foram trocados por móveis mais confortáveis e modernos. 

Reforma e ampliação da secretaria do CILC - A secretaria ficava anteriormente dentro do CILC em um espaço pequeno e de acesso também as salas de aula. Construímos um espaço maior próximo a entrada com uma ampla sala de espera e espaço adequado para os funcionários e arquivamento. O atendimento é feito fora das dependências de salas de aula. 

Instalação de um sistema de câmeras por todo o prédio do CILC - Hoje contamos com 32 câmeras instaladas em pontos estratégicos da instituição, garantindo maior segurança aos alunos e funcionários, com monitoramento 24 horas. 

Construção de guarita na entrada para a permanência do guarda - Anteriormente só havia uma sala interna para a permanência do vigia patrimonial. Havia a necessidade da presença do mesmo na entrada da escola. 

Revitalização do jardim do bloco Francês/Espanhol - O jardim foi revitalizado com a instalação de iluminação apropriada e de bancos e mesas de concreto além de paisagismo. 

Reforma das salas de coordenação e direção - Essas salas foram reformadas otimizando o atendimento. Os móveis foram trocados para propiciar um melhor trabalho administrativo e pedagógico. 

Ampliação da área de espera dos alunos - A área de espera dos alunos - pátio externo - foi ampliado e ganhou uma cobertura ampla. Hoje os alunos tem espaço para aguarda com segurança. 

Reforma das salas de aula - Em todas as salas de aula, a estrutura provisória ganhou reforço e beleza com o uso dos dry-walls. As portas de metal foram trocadas por de vidro que proporcionam uma maior ventilação. O teto de PVC foi trocado por um de gesso e foram instaladas manta acústica para melhorar o som ambiente das salas e evitar interferências entre as salas. O piso também foi trocado. 

Reforma da entrada do CILC com instalação de nova placa e iluminação - A identificação de nossa escola anteriomente era feita com uma lona com o nome, que se apagava com o tempo e era dificil de ser visualizada no periodo noturno. 

Reforma do laboratório de informática com a modernização dos computadores - A sala foi totalmente reformada, com instalação de dry-wall, troca de piso, instalação de teto de gesso. Os computadores foram todos trocados graças a uma verba parlamentar do deputado Jorge Viana. Foi instalado um ar condicionado apropriado para o ambiente. 

Reforma da sala de reuniões/mini-auditório - A sala de reuniões foi ampliada, o piso e o teto foram trocados e foi instalado um sistema moderno de som e de projeção. Foram instalados dois ar condicionados para climatizar o ambiente de forma satisfatória. 

Reforma dos banheiros dos funcionários - Com uma estrutura antiga e provisória, os banheiros apresentavam vários problemas. As paredes foram reforçadas com dry-wall, o piso, vasos, pias e o teto foram trocados e modernizados. 

Criação da sala do projeto de conversação - Antes sala da monitoria, esse espaço foi criado para auxiliar a professora Elaine Cristina com os importantes projetos de monitoria e agora de conversação do inglês, dando oportunidades de colocar em prática o que o aluno aprende em sala. 

Ampliação da sala de mecanografia/xerox - Foi-se criado um espaço novo, amplo com comodidade para os funcionários e usuários desse serviço. 

 

MUDANÇAS PEDAGÓGICAS

O CILC faz parte de uma instituição maior, que é a Secretaria de Educação. Temos então que seguir as orientações dos documentos pedagógicos feitos pela SEEDF. Desde 2014 temos feito mudanças na área pedagógica que são essenciais para garantir a permanência dos alunos com qualidade de aprendizagem. Nesse sentido as mudanças foram as seguintes: 

Retirada da prova de recuperação e ínicio de uma recuperaçao contínua de aprendizagem - A prova de recuperação não tinha efeito algum, já que os alunos que não aprenderam durante o semestre, não iriam aprender em uma semana para fazer essa prova. Era um desperdício de tempo. Seguindo as orientações da avaliação formativa, desde 2014, estamos fazendo a recuperação paralela a aprendizagem. O professor diagnostica as dificuldades e trabalha com o aluno durante o semestre todo para romper as barreiras e efetivar a aprendizagem. 

Diminuição da evasão e da repetência - Com as mudanças propostas inicialmente pelo Currículo em Movimento, pudemos diminuir nossas taxas de evasão e reprovação em pelo menos 15% em alguns níveis. Aumentamos em 2% o número de alunos que conseguem terminar o curso. Parece pouco mas em um universo de mais de 6000 alunos e de um ensino complementar,  esse número é bastante expressivo. 

Inclusão dos alunos que tem dificuldades na aprendizagem - Todos os documentos da SEEDF quanto os documentos nacionais e distritais referentes a Educação falam de uma maior inclusão dos alunos na escola. Essa inclusão é tanto dos discriminados sociais diversos como daqueles que sofrem algum tipo de injustiça criada pelos próprios mecanismos educacionais. Nós dos Cils sempre tivemos um mecanismo bastante injusto que era o da avaliação semestral com reprovação. Os alunos que não conseguiam aprender em um semestre eram retidos. No outro semestre eram expostos a mesma metodologia e desanimados com essa reprovação o aluno não conseguiam romper essa barreira de não aprender. Com duas reprovações ele era retirado da escola. Não é justo que alunos que não aprendem em um semestre sejam punidos com a perda da vaga. Com os ciclos essa avaliação de retenção passa a ser feita em um período mais longo (de uma ano e meio ou dois) e o mais importante - nas aulas os professores trabalham focando na aprendizagem ou não aprendizagem, auxiliando o aluno a romper as dificuldades. 

Facilitação na aquisição de material didático - Por anos tivemos a adoção de material próprio em todos os idiomas (atualmente infelizmente o Espanhol e o Francês não seguem mais essa política). Essa mudança radical está ligada principalmente a questões pedagógicas. Para se ter um ensino focado na aprendizagem e não aprendizagem dos alunos, na realidade que os cercam tornando esse mesmo ensino autêntico além de genuíno, é preciso termos materiais mais abertos, com espaços para serem incluídos temas e estruturas diversas de acordo com a necessidade de cada aluno. Os livros didáticos de idiomas não oferecem isso ainda. Além dessa questão pedagógica há também a questão administrativa e financeira. Somos uma escola pública e seguindo esse conceito precisamos oferecer um ensino 100% gratuito, isso inclui também o acesso a escola e os materiais utilizados.