Antes de explicarmos o que é esse ensino centrado no aluno precisamos refletir nos conceitos que todos temos do que se é ensinar e aprender uma língua estrangeira. Normalmente pensamos no ensino da língua da seguinte forma: o professor ensina o contéudo durante o semestre, alguns alunos aprendem, outros não. Usualmente os que aprendem são aprovados e os que não são reprovados. O  professor está no centro do processo.  Ele normalmente domina todos os momentos de sala de aula e aluno é um ser mais passivo, que responde quando o professor pergunta e faz os exercícios e provas quando requisitado. O contéudo ensinado é decidido normalmente pelo professor ou pela escola e muitas vezes apoiado em um livro didático que dita o ritmo do ensino. 

O ensino centrado no aluno parte de um outro princípio. O professor é um mediador que auxilia o aluno a alcançar a aprendizagem. Espera-se então que o aluno faça sua parte sendo ativo em sala de aula, participando, questionando e demonstrando assim o que ainda precisa aprender. O contéudo então parte também dos alunos pois o professor precisa ter uma noção da necessidades dos estudantes naquele momento. Essas necessidades podem estar relacionadas a questões estruturais da língua ou também de acordo com os interesses que cada um tem . Colocando isso de uma maneira superficial e simples seria o seguinte: digamos que o professor tem que ensinar uma estrutura complexa e difícil da língua para todos os alunos daquele nível. Dentro da sala os alunos estão em níveis diferentes e isso é natural pois aprendemos em tempos distintos. O que adianta o professor ensinar algo complexo para aquele aluno que ainda tem dificuldades em questões mais básicas do idioma? Um ensino voltado para o aluno leva essa questão em consideração. É preciso constantemente avaliar o que o aluno aprendeu e o que ele não aprendeu e trabalhar para que a aprendizagem se consolide mesmo trabalhando temas mais complexos. 

A intervenção então é essencial. Tanto em sala de aula como uma intervenção mais indireta com responsabilidade quase que total do estudante. O professor age como um indicador de caminhos também auxiliando o aluno a buscar formas eficazes de consolidar a aprendizagem.  Portanto, se o aluno não se compromete a fazer esforço para alcançar a aprendizagem, não há muito o que se feito. O aluno precisa ser autônomo também e não esperar somente pelo professor. A sala de aula também não é mais o único ambiente de aprendizagem. O aluno pode aprender em casa aproveitando-se da gama de materiais disponíveis na internet. Ele conta também com um horário extra para agendar com o professor (as sextas-feiras para o diurno e terças feiras para o noturno) e ter esse ajuda. 

 

 

 

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